A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, participou, nesta sexta-feira (29), do World Summit on Energy Transition (WSoET). O evento, que acontece desde ontem (28), no Centro de Eventos do Ceará, é uma realização do Winds for Future, da Advanced Leadership Foundation, do Global Institute for the Future of Tourism e tem co-organização do Governo do Estado do Ceará.
Esta é a primeira vez que a Cúpula Mundial sobre Transição Energética acontece no Brasil. O Ceará foi escolhido por ser um dos estados brasileiros com maior potencial de geração de energia renovável e que o governo estadual tem incentivado fortemente o desenvolvimento de energia eólica e solar.
No Palco Atmosfera, Vilma participou do Debate #23: Transição Energética no Ceará, com a temática geral: Discussão sobre as ações de promoção da transição energética no Estado do Ceará. O painel foi mediado pelo cofundador do Instituto Winds for Future e coorganizador do SWoET, Rômulo Soares e também contou com a participação do presidente da RM Soluções, Francisco Maia Junior, que já foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Planejamento e Gestão do Ceará.
Vilma Freire destacou que a Secretaria de Meio Ambiente tem um papel fundamental no apoio e implementação das políticas públicas voltadas para a transição energética no nosso estado. “Não há como falar de transição energética sem falar de inclusão, sustentabilidade e justiça social, e o governo do Estado está comprometido em buscar soluções sustentáveis que promovam o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e às comunidades”, pontuou.
A gestora também salientou o pioneirismo do Estado no setor. “O Ceará está criando um ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias limpas, gerando novas oportunidades econômicas e sociais, além de contribuir para a sustentabilidade global”, finalizou.

