O ministro da Educação, Camilo Santana confirmou que o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza oferecerá um novo curso de Energias Renováveis.
“Aqui no ITA vão ser dois cursos novos. Um curso de Engenharia e Energias, até porque o nordeste é o maior produtor de energia renovável do Brasil que é energia solar e a energia eólica e agora nós teremos o combustível do futuro que é o hidrogênio verde, e o outro curso de Energia de Sistemas. Portanto, serão cursos diferentes do que são ofertados no ITA em São José dos Campos”, pontuou.
Durante a cerimônia de lançamento, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou também que a instituição contará com o curso de Bioengenharia. Ele anunciou ainda a criação do curso preparatório para que os alunos da rede pública estadual possam se preparar para o ingresso no instituto.
“Para que nossos jovens ingressem no ITA, para que possamos selecionar nossos melhores alunos desde o ensino fundamental e dar oportunidade aos melhores, para que tenham acesso aos melhores métodos e também poderem ingressar no ITA, ou de São José dos Campos ou do Ceará, mas que ingressem nos seus projetos de vida”, disse.
ITA no Ceará
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva do lançamento da pedra fundamental do ITA na capital cearense, no último dia 19. O instituto será abrigado nas instalações da Base Aérea de Fortaleza.
O primeiro vestibular será realizando ainda este ano e deverá selecionar 50 alunos. Serão 25 vagas para os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.

