Visando dar mais celeridade e eficiência às obras de energia elétrica do Estado, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) criou, neste mês, o Comitê de Acompanhamento das Ações do Programa de Investimentos Especiais (CPIE), que teve sua primeira reunião realizada nesta segunda-feira (31). Com a participação de entes públicos e privados, setor produtivo e representantes da Enel Ceará, o encontro foi o ponto de partida para aprimorar os projetos de infraestrutura energética que têm o objetivo de beneficiar a população cearense.
O comitê passará a se reunir mensalmente para acompanhar e avaliar a execução dos investimentos realizados com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), que é administrado pela Seinfra e tem por finalidade o apoio ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede de todo o Ceará. Desde 2012, o programa foi responsável por concluir 857 obras de infraestrutura energética no Estado, com mais de R$ 417 milhões investidos. As obras são executadas pela Enel Ceará.
“Nossa ideia, com a instituição do comitê, é democratizar as decisões e o acompanhamento do PIE, com participação efetiva das entidades, incluindo o setor produtivo. A infraestrutura energética é um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado, portanto precisamos acompanhar de perto essas ações para que elas sejam executadas no prazo e atendam, plenamente, as demandas de suas respectivas regiões, nas mais diversas áreas”, destacou o secretário da infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.
Composição do Comitê
Além da Seinfra, o CPIE é formado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE); Enel Distribuição Ceará; Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Federação das Indústrias do Estado (Fiec); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); e Conselho de Consumidores da Enel Ceará (Conerg). Para o gerente de desenvolvimento sustentável da Fiec, Joaquim Rolim, a iniciativa é mais uma demonstração de transparência, participação social e eficiência na gestão dos recursos do PIE.
“A criação desse comitê é muito importante para o monitoramento desses investimentos em energia elétrica. A Fiec se sente honrada em participar dessa iniciativa e estamos cientes de que teremos grandes trabalhos a fazer para contribuir, ainda mais, com o desenvolvimento do Ceará”, pontuou Joaquim.
Concessionária de energia do Estado, a Enel Ceará participa do comitê visando otimizar suas obras do PIE e reduzir os prazos de entrega dos projetos, segundo informou Gustavo Gracia Ribeiro, gerente de relações institucionais da empresa. “Estamos felizes de poder ouvir outros órgãos e agentes do Estado. A Enel está à disposição para melhorar seus serviços e atender com mais brevidade possível os investimentos do Programa de Investimentos Especiais”, complementou.

