O Projeto H-TEC formou 400 primeiros multiplicadores de conhecimento em energias renováveis no Ceará. O evento aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza.
Na primeira fase, o Projeto H-TEC abriu vagas, divididas em duas turmas, para capacitar até 1.050 multiplicadores para instruir futuros técnicos. A expectativa é de que eles possibilitem a formação de mais 11 mil profissionais, que ocuparão postos de trabalho nas empresas de geração de energias renováveis.
A carga horária total do curso é de 360h, dividida entre teoria e prática. Os concludentes que receberam seus certificados, nesta terça-feira (12), participaram das aulas entre março e setembro deste ano. O conteúdo prático inclui os temas de hidrogênio verde, distribuição de energia, energia eólica, energia solar e segurança do trabalho.
Com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o H-TEC tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Com o projeto, são implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.
Iniciativa do Governo do Ceará executada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o H-TEC conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Se tudo o que estamos pensando e executando der certo, e vai dar certo, nós precisaremos de muitas pessoas qualificadas para ocupar diversos postos de trabalho. Por isso, sentamos com todas as instituições parceiras para buscar isso, que só existe graças a essas parcerias, às Universidades e aos setores de pesquisa. Com esse certificado, os concludentes terão um novo momento em suas vidas. Formado, iremos contratar para você ser formador para outros alunos. Estamos juntos, pensando projetos e programas, para que o nosso povo tenha efetivamente oportunidades”, destacou o governador Elmano de Freitas.

