Felipe Xavier, aluno do curso de Montagem e Reparação de Sistema Fotovoltaico, conta estar satisfeito com os aprendizados oferecidos gratuitamente pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ele afirma que sem uma opção gratuita, seria difícil arcar com os custos da formação. Como gosta da área de energias renováveis, não vê a hora de estar qualificado para ingressar no mercado de trabalho.
Felipe é aluno de um dos quatro cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia e energia renováveis, ofertados pela parceria SPS e Senai. Serão oito turmas formadas, totalizando 160 vagas ofertadas. Das turmas, duas já estão em atividade. Novas turmas serão ofertadas em junho e julho.
No momento, estão ocorrendo os cursos de Montagem de Sistema Fotovoltaico, na sede do Senai na Barra do Ceará, e de Montagem e Reparação de Computadores, no Complexo Social Mais Infância do bairro João XXIII. Haverá ainda turmas de Operação de Computadores e Reparação de Redes de Computadores.
Conforme a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, esta cooperação demonstra a preocupação do Governo com o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Essa parceria tem o objetivo de proporcionar oportunidades de cursos com uso de tecnologia que acompanhem a demanda do mercado de trabalho. A ideia é oferecer formação de qualidade aqueles que não podem pagar um curso do Senai, instituição de credibilidade em todo o País”, afirma.
Segundo o professor de Montagem de Sistema Fotovoltaico, Isac Newton, o curso é um programa educacional projetado para fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a instalação e montagem de painéis de energia solar. Os alunos aprendem a projetar, instalar e montar sistemas fotovoltaicos em residências, edifícios comerciais ou industriais, a partir da aquisição de habilidades práticas para realizar conexões elétricas, configurar os equipamentos e garantir o funcionamento correto dos painéis solares.
“De acordo com relatos de clientes e integradores, a instalação de um sistema fotovoltaico pode contribuir com a redução de 90% do valor da conta de energia elétrica que, dependendo do consumo, pode ter uma redução ainda maior”, completa Isac.

