O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou dois projetos voltados para energia solar e Hidrogênio Verde no Ceará. Antes da votação das propostas os conselheiros analisaram o Estudo de Impacto Ambiental e ao Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), necessário para liberação dos empreendimentos.
Com a aprovação do Coema, a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace) está liberada para conceder a licença de instalação dos projetos, que é parte do processo de licenciamento ambiental.
Um dos projetos aprovados pelo Coema é o para instalação do Complexo Fotovoltaico Granja. A empresa responsável será a Granja Geração de Energia Solar.
Conforme o projeto, o empreendimento será instalado nas áreas fundiárias das fazendas Pão de Açúcar, Santa Terezinha e Morada Nova, cobrindo uma área total de 3.418,81 hectares.
Hidrogenio verde
O segundo projeto aprovado trata da produção de Hidrogênio Verde na Zona de Processamento de Exportação ZPE II do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em Caucaia. Este também é a segunda aprovação de usinas de hidrogênio verde no Estado.
O empreendedor será a Casa dos Ventos Energias Renováveis e consiste em uma usina de produção de hidrogênio por eletrólise da água, sem emissão de gases de efeito estufa, sendo priorizado para exportação na forma de amônia verde.

