As multinacionais Echoenergia e Vestas anunciaram um acordo inédito para o setor de energia renovável no Brasil. As companhias realizaram uma parceria para restabelecer a operação de uma turbina eólica que ficou inativa por restrição de disponibilidade de peças no mercado.
O equipamento funcionava com pás G97 e, agora, opera com o modelo V100. Instalada no Complexo Eólico Echo 2, a turbina retomou a operação em 25 de setembro.
A turbina segue operando sob monitoramento permanente e até o momento opera em perfeitas condições. Para a Vestas, mais do que permitir a reativação de uma turbina eólica inativa, esse passo abre as portas para novas oportunidades de mercado.
A Echoenergia aponta que, para a turbina consiga performar por 20 anos ou mais, é crucial ter acesso a soluções como a desenvolvida pelo time de engenharia da Vestas. Isso garante que as operações planejadas sejam continuadas e podem otimizar a disponibilidade das turbinas.
Em toda a América Latina, existem em torno de 4 mil turbinas das famílias G8X e G9X que. Com esse avanço tecnológico, poderão ser restabelecidas usando as mesmas pás do caso da Echoenergia.

