A busca por fontes de energia sustentáveis tem crescido exponencialmente em todo Brasil. Nesse contexto, a energia solar tem se destacado como uma das principais protagonistas dessa revolução verde, princicipalmente no Nordeste.
VEJA TAMBÉM:
Apesar de ser cada vez mais popular no Brasil, a energia solar costuma gerar algumas dúvidas frequentes entre os consumidores. Veja abaixo como ela funciona, qual é a capacidade de produção, principais tipos, entre outras informações.
O que é?
A energia solar é a energia obtida a partir da luz e do calor do sol, sendo uma fonte sustentável que pode ser utilizada tanto para geração de eletricidade (pelos sistemas de energia solar fotovoltaica e heliotérmica) quanto para aquecimento de água (com os aquecedores de energia solar térmica).
Esta é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia que provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada diariamente pelo sol. Ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. Nos painéis fotovoltaicos e nas usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica e térmica. Já no aquecimento solar, a luz solar é convertida em energia térmica.

Como funciona?
A energia solar é produzida dentro dos sistemas compostos por painéis e inversores. As placas solares captam a luz do sol, transportando a energia para o inversor solar, onde é transformada em energia elétrica.
Há ainda outras formas de energia solar, como a energia térmica e outras. Apesar de terem funcionamentos diferentes, o princípio é o mesmo: a partir da exposição aos raios solares, o sistema consegue captar a energia necessária para funcionar e chegar ao efeito desejado.
Quais são os tipos de energia solar?
A energia solar pode ser usada na produção de energia elétrica por meio de dois sistemas: heliotérmico e fotovoltaico.
- Energia solar fotovoltaica
A tecnologia fotovoltaica converte diretamente os raios solares em eletricidade. Os painéis solares são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos. Os painéis são utilizados em casas, comércios ou indústrias principalmente para gerar eletricidade e reduzir a conta de luz.

- Energia solar heliotérmica
Outro tipo de energia solar é a energia solar térmica que usa o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, geralmente água. Sistemas solares térmicos usam coletores ou tubos a vácuo para captar o calor do sol e transferir o calor para um líquido (água).
A energia térmica é normalmente usada para produzir água quente para banho ou processos industriais. Em dias chuvosos, provavelmente, não haverá sol suficiente para gerar toda a água quente que você precisa, portanto os aquecedores solares possuem também ou uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água.
Aplicações práticas da energia solar
A energia solar tem aplicações diversas, desde pequenos sistemas residenciais até grandes usinas solares. No nível doméstico, os painéis solares podem alimentar eletrodomésticos, iluminação e até mesmo carros elétricos. Em escalas maiores, parques solares e usinas solares flutuantes contribuem para a geração de eletricidade em larga escala.
Quais são as vantagens?
- Renovável: O sol é uma fonte inesgotável de energia.
- Limpa: A geração de energia solar não emite poluentes atmosféricos.
- Redução de Custos: A longo prazo, a instalação de sistemas solares pode resultar em economias significativas nas contas de energia.

