O Ceará reafirma sua posição de liderança no desenvolvimento de energias renováveis ao ter o projeto DRHy, da EDP Renováveis do Brasil, selecionado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) como um dos 12 hubs de hidrogênio que podem contribuir para a descarbonização da indústria no Brasil. A escolha foi parte de um chamamento público que analisou 70 propostas em todo o país, das quais apenas quatro são da região Nordeste.
O projeto cearense integra a lista ao lado de hubs na Bahia e Pernambuco, destacando o potencial da região para a produção e aplicação do hidrogênio verde como alternativa sustentável para processos industriais.
Critérios de seleção
Segundo o MME, os projetos escolhidos demonstraram alto potencial técnico e financeiro, além de significativa capacidade de descarbonização da indústria. Entre os critérios analisados estão o volume de hidrogênio a ser produzido, suas aplicações industriais e a viabilidade do projeto.
“Esses hubs de hidrogênio têm o potencial de transformar a indústria nacional, promovendo a produção de aço verde, alumínio, fertilizantes e outros produtos de forma sustentável”, destacou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral.

Ceará: referência em energias renováveis
O estado do Ceará já é referência nacional e internacional no setor de energias renováveis, com iniciativas robustas em energia eólica e solar. A inclusão do DRHy entre os projetos selecionados reafirma essa liderança e destaca a capacidade do estado de atrair investimentos e fomentar a inovação tecnológica no setor energético.
Além disso, o Complexo do Pecém, que já abriga iniciativas estratégicas, deverá se beneficiar diretamente com a implementação de tecnologias associadas ao hidrogênio verde, fortalecendo sua posição como um polo industrial sustentável.

Próximas etapas
Os projetos selecionados passarão agora por uma fase de detalhamento técnico, onde precisarão apresentar informações mais aprofundadas sobre suas operações e como pretendem utilizar os recursos do fundo internacional Climate Investments Funds – Industry Decarbonization (CIF-ID). Este fundo, gerido pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, tem como objetivo apoiar a viabilidade de iniciativas voltadas à descarbonização industrial.