A Usinas Brasil Solar (BRS) e o Grupo 4M Participações vão investir R$ 65 milhões na construção de cinco novos projetos para usinas solares na modalidade de geração distribuída, no Ceará e em São Paulo.
Serão duas usinas na área de concessão da Enel Ceará e três usinas na área da CPFL Paulista, que juntas somam 11 megawatts (MW) de capacidade instalada. O Ceará conta com R$ 35 milhões do total investido.
Com potência de 6 megawatts (MW) no Estado, duas usinas estão previstas para a área de concessão da Enel Distribuição Ceará, na Central Geradora Fotovoltaica (UFV) Guaraci, com 5 MW, e na UFV Dois Irmãos, com 1 MW. Outras três usinas ficarão em São Paulo, totalizando 11 MW no projeto.
O diretor da Usinas Brasil Solar, Rafael D’Angelo, disse que o investimento representa uma alternativa de baixíssimo impacto ambiental, sustentável e de rápida implantação. A construção dos projetos já começou, e o financiamento conta com equity e recursos próprios.
“Parte do financiamento será feito via equity. Estamos estruturando algumas opções de dívidas. No primeiro momento foi um empréstimo-ponte e agora a gente está partindo para algum modelo de refinanciamento”, comentou.

