A Petrobras protocolou junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) 3 estudos para licenciamento ambiental na costa cearense. Os pedidos estão sendo analisados pelo órgão ambiental.
VEJA TAMBÉM:
- PARQUE EÓLICO OFFSHORE: SAIBA COMO FUNCIONA, VANTAGENS E MODELOS
- EÓLICA OFFSHORE PODE AMPLIAR EM 3,6 VEZES CAPACIDADE DE ENERGIA NO BRASIL
Em nota, a estatal explicou que avalia o potencial dessas áreas para a instalação de parques de eólica offshore, modalidade em que as torres de energia ficam instaladas em alto mar.
A informação já consta em uma atualização dos processos de licenciamento ambiental abertos no Ibama. Até o momento, o Ceará conta com um total de 25 planos para exploração de energia eólica no mar do litoral cearense.
Energia eólica offshore
A energia eólica offshore é aquela proveniente dos ventos que sopram em alto-mar. É neste local, sobre o leito marinho, que são instalados os parques que transformam vento em eletricidade.

Existe uma série de vantagens em recorrer a esse modelo. A principal delas é a ausência de barreiras em alto-mar, o que deixa os ventos mais intensos, aumentando a capacidade produtiva. Comparada a um parque onshore médio, a geração elétrica chega a dobrar.
A instalação de parques eólicos offshore não apenas transforma a paisagem energética, mas também injeta vitalidade nas economias locais. Empregos são criados na construção e manutenção dessas infraestruturas, impulsionando o desenvolvimento econômico em comunidades costeiras.

