O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a empresa Indra Energia estão desenvolvendo um projeto de pesquisa para produção de hidrogênio verde a partir de uma nova abordagem, chamada fotocatálise. O objetivo é aproveitar o processo de fotólise, que consiste em dividir a molécula de água usando luz como única fonte de energia.
Em entrevista ao Petronotícias, a CEO da companhia, Ingrid Santos, abordou vantagens estratégicas dessa rota tecnológica, ressaltando o IFCE.
“A pesquisa em Hidrogênio Verde é uma área promissora e estratégica, e estamos comprometidos em fornecer atualizações à medida que avançamos nas diversas fases do projeto”, disse.
Abordagem inovadora
Conforme Ingrid, a tecnologia da Indra para a produção de hidrogênio verde se baseia principalmente na fotocatálise, uma abordagem inovadora e sustentável.
“O hidrogênio é um combustível limpo e promissor, e a produção convencional frequentemente utiliza fontes não renováveis. Assim, de forma simples, a fotocatálise utiliza a energia solar para gerar hidrogênio de uma maneira muito sustentável ao meio ambiente”, comentou.
A produção sustentável de hidrogênio destaca-se por sua contribuição para a descarbonização e diversificação da matriz energética, alinhando-se a metas globais de sustentabilidade. Além disso, a parceria impulsiona a inovação tecnológica, fortalece a pauta ambiental, e posiciona nossa empresa como líder na transição para um futuro energético mais limpo e independente.

