O Governo do Ceará reafirmou seu compromisso com a transição energética mundial ao propor a data 17 de novembro como o Dia Estadual do Hidrogênio Verde. Um Projeto de Lei com essa finalidade foi assinado pelo governador Elmano de Freitas, durante o evento Transition Day, em Fortaleza.
Agora, o Executivo vai enviar a Mensagem à Assembleia Legislativa para deliberação dos deputados estaduais. A solenidade contou com as presenças do chairman do grupo francês Qair Internacional, Louis Blanchard; do presidente da Qair Brasil, Armando Abreu; outros executivos e autoridades.
Veja também:
- FORTALEZA RECEBE PRIMEIRO BARCO MOVIDO A HIDROGÊNIO VERDE
- ELMANO DE FREITAS VISITA O PORTO DE ROTERDÃ E DISCUTE PROJETOS SOBRE HIDROGÊNIO VERDE NO CEARÁ
Segundo o governador, estabelecer a data em lei simboliza o esforço entre Estado e parceiros para consolidar o Ceará como referência global na produção de energia limpa (solar, eólica e hidrogênio verde). Além disso, também contribui para conscientizar a sociedade sobre alternativas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
“Nós queremos provocar no Ceará o debate e reflexão sobre o tema. Nós podemos, desde a nossa casa, produzir energia. Tudo isso depois pode ser condensado na produção de hidrogênio verde para termos uma nova economia no Ceará. Isso implica na regulamentação, financiamento, pesquisa, ou seja, unificar academia, investidores privados, setor público para que a gente possa avançar”, defendeu Elmano, afirmando que o Ceará atua junto ao Governo Federal em um Grupo de Trabalho para regulamentar a produção de hidrogênio verde no Brasil.

Louis Blanchard destacou o potencial natural e competitivo do Ceará para o movimento de descarbonização do planeta. “Acreditamos que o hidrogênio verde finalmente transformará a transição energética em uma revolução economicamente viável. O Ceará tem a capacidade, com apoio de suas autoridades, de produzir hidrogênio verde em massa tanto para o mercado local, como também para o resto do mundo. O hidrogênio é o novo petróleo, e o Ceará poderá se tornar um dos protagonistas desse novo mundo da energia”, disse o chairman.
A Qair é uma das 34 empresas que firmaram com o Ceará memorando de entendimento na finalidade de produzir H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. Além dos acordos, o Estado também possui quatro pré-contratos assinados.

