A Vestas, principal fabricantede turbinas eólicas do mundo, quer expandir sua fábrica localizada em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. A expansão planejada poderá impulsionar a indústria de energia eólica no Nordeste do Brasil, gerando empregos e contribuindo para a transição energética da região.
O crescente interesse na geração de energia renovável e no desenvolvimento do hidrogênio verde no Ceará são os principais motivos da possível ampliação.
Além disso, a Vestas está avaliando a possibilidade de ingressar no mercado offshore, turbinas instaladas em alto-mar que aumentam a eficiência de produção de energia. Em 2021, uma comitiva do Governo do Ceará esteve na Dinamarca para acompanhar o funcionamento de eólicas offshore.
Na ocasião, a companhia passou a estudar a possibilidade de construir uma segunda fábrica no Estado para atender a demandas de pás eólicas offshore, que estavam prestes a ser regulamentadas. Apesar disso, o investimento em geração de energia em alto-mar deve ser intensificado apenas na próxima década.

