O governador Elmano de Freitas (PT) recebeu, nesta quinta-feira (21), o secretário nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Marcelo Fragozo, e a equipe da Mesa de Diálogo de Energias Renováveis do Governo Federal. O mandatário, que teve série de encontros ao longo do dia, repercutiu a reunião nas redes sociais. “A iniciativa conta com a participação de 7 ministérios e órgãos federais e tem o objetivo de debater sobre a promoção de uma transição energética justa e inclusiva no Brasil. No encontro, conversamos sobre projetos e investimentos realizados no setor em nosso Estado”, frisou.
O Ceará se destaca na política de transição energética do País, apostando principalmente na produção de Hidrogênio Verde a partir do Porto do Pecém, na Grande Fortaleza. O Estado já conta com pelo menos 36° memorandos de entendimento assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do H2V no Ceará. O Governo do Estado tem ainda firmados quatro pré-contratos.
Também nesta quinta, Elmano teve reunião com o presidente do Grupo Troca, Delmar Albarello, no Palácio. A companhia, referência nacional do segmento de logística há quase três décadas no mercado, está inaugurando uma nova sede em Senador Pompeu, com investimento de R$ 8 milhões. O Município se posiciona no centro geográfico e rodoviário das indústrias calçadistas do Ceará. “Discutimos sobre o papel desse operador logístico no transporte de matéria-prima para as nossas indústrias. O Ceará é o maior produtor de calçados do Brasil e o objetivo é impulsionar ainda mais o crescimento do setor. É mais desenvolvimento econômico e emprego para os cearenses”, disse.
Já na quarta (20), Elmano recebeu o embaixador da Itália, Alessandro Cortese. Segundo o governador, o encontro foi uma oportunidade para “conversar sobre parcerias” com o objetivo de estreitar a relação com o País europeu e atrair investimentos para impulsionar a economia e o desenvolvimento do Ceará.

