A Axia Energia iniciou as obras dos Lotes 3 e 5 do Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após receber a Licença de Instalação concedida pelo Governo do Ceará, nesta quarta-feira, 10, em cerimônia no Palácio da Abolição, sede do Estado. Juntos, os dois empreendimentos somam 1.456 quilômetros de linhas de transmissão e R$ 3,6 bilhões em investimentos, com estimativa de gerar 6.500 empregos diretos na região.
Os projetos, que integram a malha de infraestrutura da companhia por meio da Nova Era Ceará Transmissora de Energia e Nova Era Integração Transmissora, irão viabilizar novos corredores estruturantes e serão essenciais para o escoamento da energia renovável produzida na Região Nordeste.
Segundo o vice-presidente de Engenharia de Expansão da Axia Energia, Robson Campos, o início das obras de transmissão no Ceará representa um “marco” para a Axia e para o setor elétrico brasileiro. Ele frisou que as linhas são “fundamentais” para garantir mais segurança para o Sistema Interligado Nacional e irão fortalecer o escoamento da energia renovável produzida no Nordeste, além de gerar milhares de empregos diretos e impulsionar o desenvolvimento para novos negócios na região.


