O Complexo do Pecém, no Ceará, assinou em 20 de maio de 2025, durante a World Hydrogen 2025 em Roterdã, Holanda, um pré-contrato com a EDF Renewables para a implantação de uma planta industrial de hidrogênio verde (H₂V). Com este acordo, o hub cearense soma sete pré-contratos com empresas do setor, totalizando US$ 24 bilhões em investimentos previstos.
A EDF Renewables, braço de energia renovável do grupo francês EDF, já havia firmado um Memorando de Entendimento com o governo cearense em 2023. Agora, com o pré-contrato, a empresa reserva uma área no complexo portuário e inicia o pagamento de aluguel enquanto finaliza os projetos, com expectativa de início da produção a partir de 2030.
Segundo Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, “a assinatura desse pré-contrato com a EDF reafirma o posicionamento estratégico do Complexo do Pecém como polo de atração de investimentos sustentáveis e de alta tecnologia”. Ele acrescenta que essa parceria é um passo decisivo para consolidar o Ceará como referência internacional na economia verde.
Além da EDF, outras empresas como Auren Energia, Casa dos Ventos, Fortescue, FRV, Voltalia e Fuella AS já firmaram pré-contratos com o Complexo do Pecém. Essas iniciativas têm o potencial de dobrar o número atual de empregos diretos e indiretos na região, atualmente estimado em 80 mil.

