A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação comercial das unidades geradoras UG1 a UG8, de 4,5 MW cada, da eólica Kairós Wind 2, no município de Icapuí no estado do Ceará.
Em agosto, a empresa informou um acordo para transferir ao fundo de private equity Darby International Capital o parque eólico Kairós I, de 112,5 MW de potência, em uma operação que vai reduzir sua dívida em mais de R$ 850 milhões.
A fase 2 do projeto, com 120 MW em fase final de construção, continua sob controle da companhia.
Em teste, a Aneel liberou a unidade geradora UG1, de 0,15 MW, da UFV Irmaos Veroneze, no município de Araguaína no estado de Tocantins.
DRO
A autarquia ainda registrou o recebimento do requerimento de outorga (DRO) de 930,6 MW de eólicas nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Nas cidades de Itaíba, Inajá, Manari, Ibimirim e Tupanatinga, em Pernambuco, o registro foi para as eólicas Ventos De São Brás 01 a Ventos De São Brás 08 e Ventos De São Bosco 01 a Ventos De São Bosco 08, com 360 MW de potência instalada cada.
No Rio Grande do Sul, entre os municípios de São Gabriel e Lavras do Sul, a Aneel registrou o DRO das eólicas São Jerônimo 01 a São Jerônimo 05.
Outras decisões
A Aurora Energia também foi autorizada a atuar como agente comercializador de energia elétrica no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), e as UFVs Solar Irapuru IV a VI tiveram a transferência de sua titularidade.
Garantia física
A Secretaria de Transição Energética e Planejamento revisou os montantes de garantia física de energia e de disponibilidade mensal de energia da UTE Laguna (35,2 MW), localizada no município de Batayporã, no estado de Mato Grosso do Sul.


