O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, recebeu o ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, na Casa da Indústria, no Estado, na última semana. O encontro ocorreu na última quinta-feira (28) e teve como foco o fortalecimento de estratégias para impulsionar o setor energético renovável no Ceará e Nordeste brasileiro. A conversa também abordou a possibilidade de instalação do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) em Fortaleza, a partir de 2025.
Participaram da reunião a vice-presidente da FIEC e secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros; o diretor-presidente do CERNE, Darlan Santos; a sócia-diretora da CRN-Bio Ambiental e Arqueologia, Silvania Magalhães; o ex-presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará e CEO da UNIPAR BR, Eduardo Neves; e o consultor de Energia da Ambiental Ceará, Renato Rolim.
Ricardo Cavalcante destacou as iniciativas do Sistema FIEC, evidenciando o papel de liderança da indústria cearense nas discussões sobre energias renováveis, especialmente no contexto da cadeia de hidrogênio verde (H2V) no Estado. O presidente compartilhou dados do Observatório da Indústria do Ceará, mostrando os principais avanços do setor industrial cearense diante dos desafios e oportunidades no campo energético.
“Em 75 anos de Federação das Indústrias no Nordeste, nunca tivemos uma oportunidade tão grande como no atual contexto da transição energética. Para isso, precisamos trabalhar juntos, com estratégia e inovação. Isso resultará, nos próximos anos, em geração de empregos, desenvolvimento econômico e transformação na vida das pessoas. Com a união do setor produtivo, academia e poder público, avançaremos nessa missão”, ressaltou Cavalcante.
Fundador do CERNE, Prates discutiu planos que promovam o crescimento sustentável da indústria nordestina e atraiam investimentos em um cenário global de transição energética. Durante o encontro, Jean Paul apresentou as atividades do centro de estratégias e projetos que incentivem o uso sustentável de recursos naturais e energéticos no Rio Grande do Norte e em estados vizinhos.